quinta-feira, 9 de junho de 2016

SEVERIANO MELO: ÁUDIO SUPOSTAMENTE DE SECRETÁRIA DE SAÚDE, MOSTRA O MOTIVO DE NEGATIVA DE TRANSPORTE PARA ENFERMO COM CÂNCER.


Recebi na noite de terça-feira, pelo whatsapp, um áudio onde supostamente a secretária de saúde, Antônia Izadora da Costa Paiva, da cidade oestana de Severiano Melo, relata o motivo em não dispor do transporte para uma paciente que sofre de câncer. Após tomar conhecimento do áudio, na manhã de ontem, somente, tentamos entrar em contato com a secretária, por diversas vezes, por ligações telefônicas. Algumas vezes estava fora de área, outras chamava e não atendia. Destarte, hoje, logo cedo, entramos em contato via whatsapp, com a secretária Izadora, onde perguntamos sobre a originalidade do áudio. Ou seja, se seria a voz da mesma. No aplicativo, nos foi questionado quem desejava a informação. Explicamos, e em nítida demonstração de desinteresse em nos responder, sabendo que trata-se de questão de cunho público, já que é a senhora secretária de saúde de Severiano Melo, pessoa pública, veiculamos a transcrição do áudio. O espaço fica aqui, aberto para a manifestação da secretaria de saúde, na pessoa da senhora Isadora e/ou do prefeito, que é médico, Dagoberto Bessa, seguindo o que rege a direito de resposta.

Eis o teor do áudio:
ÁUDIO ONDE SUPOSTAMENTE A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE SEVERIANO MELO, ISADORA, EXPLICA O MOTIVO DA NEGATIVA DE TRANSPORTE PARA DESLOCAMENTO DA PACIENTE COM CÂNCER, LUZINETE.
"Eu posso falar a história desde o início. Nunca foi negado nem pousada, nem carro. Nunca foi negado nada pra ela. O problema é por que ela ficava falando de Dagoberto onde ela chegava. Onde ela chegava ela esculhambava Dagoberto. E de certa forma a gente começou a saber. E algumas vezes foi oferecido alguns transportes a ela e ela não queria, só queria um carro e tudo o mais, e também uma vez foi pedido pra que ela passasse direto para o hospital, não passasse na pousada, por que a pousada, na verdade era dia 31 de ... (interrupção com outra fala), e na verdade nesse dia foi ligado, quer dizer, foi pedido a ela que passasse direto pro hospital, por que é... neste dia, dia 31 de dezembro, então a pousada ia ser fechada, por que ia precisar de... de ser fechada. Dia 31 de dezembro, né. Então foi pedido para ela passar direto para o hospital, o motorista falou, só que ela não quis. Ficou dizendo, ficou... foi a primeira vez que ela começou a botar nas redes sociais. Aí, depois, depois de tudo isso que ficou colocando nas redes sociais e tudo o mais, aí Dagoberto sempre me disse: Isadora... por exemplo: quando o marido dela chegava na secretaria pra marcar, eu dizia, a gente marcava, Ana Maria todo mês Ana Maria marca, inclusive essa semana Ana Maria marcou, mas quando ele chegava pra confirmar a passagem, eu ligava pra Dagoberto, como eu sempre ligo pra qualquer viagem. Se eu mando uma viagem pra Pau dos Ferros, eu ligo: Dagoberto, amanhã vou mandar pra Pau dos Ferros. E ele me confirma. Só que toda vez que é pra Luzinete ir, ele diz: Isadora, peça a Naldo e a Luzinete vir falar comigo. E nenhuma das vezes eles quiseram falar com Dagoberto. Todas as vezes eles se negaram a falar com Dagoberto. Então, nunca se houve, nunca aconteceu que a gente negou um carro. Apenas Dagoberto queria falar com ela, o por que de tudo isso, dela está falando, dela está esculhambando. E na verdade nunca se negou um carro. Apenas ela nunca quis ir falar com Dagoberto. Então, quando ela não vai falar com Dagoberto, aí a gente não ajeita, né. Por que Dagoberto me orienta que peça a ela para ir falar com ele e quando a gente fala com ele, é, quando eu falo com ele, ele pede pra ela procurar, pra conversar, pra... aí eu sempre digo que, eu digo: Naldo, nunca eu vi que uma conversa não resolvesse uma coisa, então converse com Dagoberto pra resolver esse problema. Só que ele nunca cedeu. Então, é a explicação pra tudo isso."

Caso seja configurado a veracidade da voz da ente pública, secretária de saúde, onde nitidamente é observado que há sim a necessidade de, para se ter a prerrogativa para o transporte, somente após ter que ir falar com o gestor municipal, configura deslize evidente. Providências devem sim, ser tomadas. Os senhores vereadores, legítimos representantes do povo, têm o dever moral de buscar uma solução para esse impasse e questionar nas vias de praxe a posição adotada, conforme áudio, repito, confirmando-se a voz da secretária de saúde. Ninguém tem a obrigatoriedade de ter que "dar a benção" a quem quer que seja, para ter o direito que lhe é assegurado. Trata-se de um ser humano, com um diagnóstico de câncer. Dagoberto Bessa é médico e sabe que ninguém merece um tratamento desse.
O prefeito esteve em uma emissora de rádio, justificando este fato. Citou que não há nenhuma denúncia no Ministério Público sobre reclamações semelhantes. Porém, há cópia de resposta da secretária de saúde do município de Severiano Melo, Antônia Izadora da Costa Paiva, ao Promotor de Justiça da Comarca de Apodi, que abrange o município, datada de 13 de abril de 2016, recebida pelo MP em 19 de abril do ano em curso.
Com a palavra, os envolvidos.

fonte rnpolitica

Nenhum comentário: