quinta-feira, 7 de abril de 2016

RETROSPECTIVA DE LUTA DOS PROFESSORES DE SEVERIANO MELO


Sem Educação não se muda uma sociedade,
Sem Educação não se forma cidadãos conscientes e formadores de mentes.
Sem Educação não há consciência politica.
 E sem luta não há Educação.
E aqui em Severiano Melo não é diferente, somos personagens de uma historia de luta que vem sendo travada ao longo de alguns anos. As leis federais como antigo FUNDEF e atual FUNDEB possibilitou a valorização do professor na organização de sua carreira profissional.
Em 31 de março de 2006 foi aprovado o plano de cargos e carreira e remuneração do magistério público municipal, construído a base de meses de trabalho e dedicação de profissionais da educação que tornou-se lei a base de luta e reinvindicações.
Em 2010 por descaso do gestor municipal deixou de pagar o salário do professor em conformidade com o plano de carreira, e a classe dos professores apoiado pelo sindicato enfrentou 22 dias de greve com manifesto e reivindicações que só foi solucionado num acordo judicial.
Em 2013 em descompromisso do piso salarial do professor mais uma vez foi vivenciado 11 dias de greve em luta para conscientizar o então gestor municipal a cumprir a lei do piso, melhoria nas condições de ensino e pedido de respeito pela entidade que representa a classe trabalhadora em sua luta.
E hoje severianenses, não é diferente, estamos em luta pedindo o cumprimento da lei 11.738/2008  que  garante o piso salarial do professor. Essa luta não é só hoje ela sempre existiu e continuará existindo sempre que os gestores municipais não cumprirem com leis que corresponde o salário do professor. Nossa luta, manifestos e anseios é por direitos já assegurados em leis, essa luta só existe porque educação ainda não é vista e respeitada como deve, só é prioridade em discursos de palanques e na hora de fazer acontecer a prioridade desaparece, fazendo necessário a luta e atenção das entidades em defesa desse profissional  que tanto luta pela dignidade do cidadão Brasileiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso que está acontecendo e uma vergonha e a oposição nada faz.